31 2111-5888 / 31 3291-3238

Portugal Gastronômico com o Chef Rusty Marcellini – Junho 2017

Porto
Porto Porto With Dom Luis Bridge - Portugal Porto 003 Lisbon, Portugal At Belem Tower On The Tagus River. Porto 004 Vineyards In The Valley Of The River Douro, Portugal Europe, Portugal, Algarve, City Of FARO - Traditional Street View From Faro Downtown Old Village Portugal Alentejo 01

PORTUGAL GASTRONÔMICO – Com o Chef Rusty Marcellini
Junho 2017 • 15 dias
PORTO • AVEIRO • VALE DO DOURO • SERRA DA ESTRELA • BELMONTE • MARVÃO • ÉVORA • LISBOA

ROTEIRO

1º dia • 09/06/2017 • SEXTA-FEIRA  – belo horizonte / PORTO

Apresentação no aeroporto de Confins para embarque com destino a Porto, Portugal.

2º dia • 10/06/2017 • SÁBADO – PORTO

Chegada na cidade de Porto e transfer para o hotel.
Teremos o dia livre para explorarmos a cidade.
À noite, jantar de boas-vindas no Ode Porto Wine House.
O local funciona como restaurante, casa de vinhos e mercearia fina, onde se pode desfrutar de gastronomia portuguesa de qualidade, com produtos locais genuínos e frescos. Está localizado em um bonito edifício típico da Ribeira, com vistas únicas para o rio Douro. A cozinha é tradicional, com sabores dos tempos dos nossos avós, aprimorada com toques de modernidade.
Pernoite no Hotel InterContinental ou em hotel similar.

3º dia • 11/06/2017 • DOMINGO – PORTO

Hoje faremos um city tour pela segunda maior cidade de Portugal, incluindo o encantador e histórico bairro da Ribeira, às margens do Rio Douro, com seu casario típico tombado pela Unesco. A Praça da Liberdade; a Sé Catedral, com seus tapetes de azulejos, e o Palácio da Bolsa também fazem parte do nosso tour.
Ao final da tarde iremos comer uma rabanada acompanhada de vinho do porto no Café Majestic.
Pernoite no Hotel InterContinental ou em hotel similar.

4º dia • 12/06/2017 • SEGUNDA-FEIRA – PORTO / aveiro

Iremos em direção a Aveiro para aprender com os locais a fazer os tradicionais ovos moles de Aveiro. Em seguida visitaremos as famosas salinas de Aveira (flor de sal), seguido de almoço em restaurante típico.
Jantar no restaurante Antiqvvm, que tem uma estrela no Guia Michelin. Um restaurante com cozinha de influência mediterrânea, criativa e multissensorial, com toques pessoais do chef Vitor Matos. É uma cozinha de inspiração moderna onde a tradição e as novas tendências gastronômicas estão juntas em um despertar para os sentidos.
Pernoite no Hotel InterContinental ou em hotel similar.

5º dia • 13/06/2017 • TERÇA-FEIRA – PORTO / VALE DO DOURO

Em horário oportuno sairemos em direção à Vila Nova de Gaia. Na região, encontram-se as famosas caves de vinho do Porto, onde seremos recebidos para uma degustação.
No caminho para o Douro passaremos na charmosa Amarante, com parada para almoço no restaurante Largo do Paço, com uma estrela no Guia Michelin. Os nossos menus mudam sazonalmente, de forma a incorporar os produtos mais frescos e orgânicos disponíveis no mercado. O Largo do Paço procura equilibrar os menus entre o tradicional e o contemporâneo, o simples e o sofisticado.
Chegada ao Douro e acomodação no hotel.
Pernoite no Hotel Six Senses.

6º dia • 14/06/2017 • QUARTA-FEIRA – VALE DO DOURO

Hoje faremos um passeio deslumbrante de barco pelo Douro. Contemplaremos as magníficas paisagens que este passeio oferece, com um excelente almoço a bordo, e uma visão deslumbrante da região, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Tarde livre para desfrutar o hotel.
O jantar será realizado no imperdível restaurante Doc, que fica em Armamar. O Doc tem uma esplanada sobre o rio e é um edifício de arquitetura moderna e ambiente utópico, numa das zonas mais belas do país. O cardápio tem uma forte influência regional, mas foi repensado e evoluiu para um nível bem elevado. Nos vinhos constam inúmeras referências, onde a região do Douro se faz representar muito bem.
Pernoite no Hotel Six Senses.

7º dia • 15/06/2017 • QUINTA-FEIRA – Douro / Serra da Estrela / Belmonte

Pela manhã sairemos em direção à Serra da Estrela, que é considerado o ponto mais alto de Portugal, com seus quase 2000 metros de altitude.
A nossa primeira parada será para visitar uma queijaria tradicional que centra a sua produção no famoso queijo da serra da Estrela. Iremos acompanhar de perto a arte feita por aqueles que elevam o nome do tão famoso produto a nível mundial. De lá seguiremos em direção ao pico da serra e na estrada que nos leva à Torre veremos a imagem da Nossa Senhora da Boa Estrela. Ao chegar à Torre da Serra, junto ao seu marco histórico, poderemos contemplar a linda vista. Seguiremos viagem em direção a Belmonte.
Pernoite no Hotel Convento de Belmonte.

8º dia • 16/06/2017 • SEXTA-FEIRA – BELMONTE / MARVÃO

Iniciamos com um passeio por Belmonte para conhecer a terra natal do descobridor do Brasil, Pedro Alvares Cabral. Visitaremos o museu do descobrimento, o castelo Belmonte e a capela dos Cabrais, onde se encontram os restos mortais do navegador.
Seguiremos para Marvão, onde seremos surpreendidos pelo imponente castelo rodeado de casario branco que se destaca na paisagem. Dentro da vila encontra-se uma das mais preservadas judiarias de Portugal, que encanta a todos que por lá passam com seu charmoso cenário medieval. Visitaremos a antiga Sinagoga, atualmente museu, e caminharemos pelos labirintos, para notar a presença judaica nos nomes das ruas e os sinais do culto de gerações hebraicas nas portas de granito.
Pernoite na Pousada Marvão.

9º dia • 17/06/2017 • SÁBADO – MARVÃO / ÉVORA

Almoçaremos no restaurante Herdade do Esporão, em Alentejo. Em seguida, visita às caves com degustação de vinhos. A propriedade possui 1.800 hectares, dos quais 450 são para o cultivo de vinhas e 80 para as olivas. O chefe Pedro Pena Bastos propõe sazonalmente uma carta onde a cozinha de terroir se faz sentir, num desafio aos cinco sentidos. Nas diversas propostas gastronômicas percebe-se a forma como a riqueza dos produtos do Alentejo é bem tratada, com técnicas artesanais e outras contemporâneas. Teremos a oportunidade de degustar alguns azeites da casa.
Após almoço seguiremos para Évora com uma parada em Barrancos, para visita à Casa do Porco Preto. Poderemos observar desde a criação e alimentação do Porco de Raça Alentejana até a cura, maturação e envelhecimento.
Pernoite no Hotel M’AR De AR Aqueduto.

10º dia • 18/06/2017 • DOMINGO – ÉVORA / são lourenço

Pela manhã visitaremos a Herdade São Lourenço do Barrocal com pausa para almoço e prova de azeites.
Após o almoço, faremos um city tour em Évora, cidade alentejana que foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Conheceremos o Templo de Diana, cartão-postal da cidade, que tem mais de dois mil anos e é o monumento romano mais bem conservado de Portugal e, ainda, a Sé Catedral, a Capela dos Ossos e a Praça do Giraldo.
Pernoite no Hotel M’AR De AR Aqueduto.

11º dia • 19/06/2017 • SEGUNDA-FEIRA – ÉVORA / LISBOA

Hoje no caminho para Lisboa desfrutaremos de uma experiência culinária no restaurante The Land – premiado com uma estrela no Guia Michelin. Localizado entre as vinhas de paisagem rural do Alentejo, serve pratos preparados com ingredientes de origem local.
De lá seguiremos em direção a Azeitão, cidade conhecida pelo seu vinho de excelência produzido pelas caves José Maria da Fonseca, que produz o vinho Periquita e o famoso Moscatel de Setúbal, onde teremos a oportunidade de acompanhar o seu método de produção e de degustar os vinhos.
Esta vila é também procurada pelos azulejos de São Simão, produzidos de forma tradicional e pintados à mão, onde teremos uma breve descrição do processo de moldagem do barro e da sua pintura. Para terminar a visita, provaremos a deliciosa Torta de Azeitão, doce típico da região. Ao final do dia chegaremos a Lisboa.
Pernoite no Hotel Altis Avenida ou em hotel similar.

12º dia • 20/06/2017 • TERÇA-FEIRA – LISBOA

Faremos um city tour pela cosmopolita Lisboa. Visitaremos os principais pontos turísticos da cidade como a Torre de Belém, cartão postal da cidade; o Padrão dos Descobrimentos, monumento em homenagem aos heróis portugueses das grandes navegações; o Mosteiro dos Jerônimos e o Museu dos Coches. Provaremos os deliciosos pastéis de Belém.
O jantar será reservado no restaurante Alma, com uma estrela no Guia Michelin. “No restaurante procuramos servir mais do que uma refeição: servimos emoções, identidade, conhecimento. No fundo, procuramos desenvolver uma cozinha com profundidade, que é também uma consequência das nossas experiências“, diz o chef Henrique Sá Pessoa.
Pernoite no Altis Avenida ou em hotel similar.

13º dia • 21/06/2017 • QUARTA-FEIRA – LISBOA

Hoje faremos um tour à histórica Sintra e aos balneários de Cascais e Estoril.
O jantar será reservado no restaurante Tasca da Esquina, considerado o melhor restaurante português da cidade. Degustaremos o clássico e saboroso Bacalhau ao forno.
Pernoite no Altis Avenida ou em hotel similar.

14º dia • 22/06/2017 • QUINTA-FEIRA – LISBOA

Hoje visitaremos o museu Nacional do Azulejo, que fica entre o Centro de Lisboa e o Parque das Nações.
O Museu Nacional do Azulejo é um dos museus mais importantes de Portugal, e conta a história do Azulejo desde suas origens até os dias atuais. São inúmeros painéis de azulejos portugueses pintados à mão, que contam momentos importantes da história de Portugal e do Brasil. Tarde livre para atividades pessoais. O jantar será realizado no restaurante Belcanto, que tem duas estrelas no Guia Michelin.
O jantar de encerramento será no restaurante Belcanto, que tem duas estrelas no Guia Michelin e abriu suas portas em 1958, no Chiado, junto ao Teatro Nacional de S. Carlos e à casa onde nasceu Fernando Pessoa. A localização no centro histórico é absolutamente privilegiada. O ambiente sóbrio e sofisticado, o serviço discreto e atento e as iguarias da sua cozinha, fizeram do Belcanto um ponto de encontro obrigatório. José Avillez e a sua equipe consideram a alta cozinha como uma forma de expressão. No Belcanto, partilham as suas inspirações, emoções e inquietações através de representações e ilusões culinárias. Cada prato conta uma história e tem como principal objetivo emocionar quem o aceita provar.
Pernoite no Altis Avenida ou em hotel similar.

15º dia • 23/06/2017 • SEXTA-FEIRA – LISBOA / BELO HORIZONTE

Após o café da manhã no hotel, transfer para o aeroporto onde pegaremos o voo de volta ao Brasil.

RUSTY MARCELLINI

Um pesquisador que busca registrar e divulgar o que existe de mais interessante no mundo da gastronomia. Rusty Marcellini viaja atrás de histórias fascinantes de pessoas que lidam com a gastronomia. Rusty é comentarista de gastronomia dos programas CBN Sabores (rede nacional), CBN Sabores BH (rede local), Encontro com Fátima Bernardes. Dá aulas de culinária e realiza excursões gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo.

HOTÉIS EM DESTAQUE

Hotel InterContinental, Porto

Situado em um palácio do séc. XVIII, o 5 estrelas InterContinental Porto – Palácio das Cardosas oferece quartos espaçosos com vista para o centro histórico do Porto. Localizado a 200 metros da emblemática Torre dos Clérigos, este hotel oferece wi-fi gratuito em todas as áreas. Os elegantes quartos do Palácio apresentam teto alto, TV de tela plana e banheiro revestido em mármore com banheira separada e box amplo. Alguns possuem área de estar com cadeiras de pelúcia. A academia 24h conta com equipamentos de última geração. O spa no local oferece três salas de tratamento e sauna. O Restaurante Astoria serve cozinha portuguesa com um toque contemporâneo e uma seleção de vinhos portugueses. O Cardosas Bar oferece um ambiente relaxante para um coquetel ou um vinho do Porto. À noite, você pode visitar a animada Galerias de Paris, que fica a apenas 200 metros de distância do InterContinental.

Six Senses, Douro Valley

Situada numa colina com vista para o Rio Douro e para os vinhedos em socalcos do Vale do Douro, esta recém-renovada mansão do séc. XIX providencia retiros de spa terapêuticos, degustações de vinho e uma piscina de beiral infinito exterior, com efeito de espelho de água. Envolvido por uma filosofia de criar experiências, mas respeitando o ambiente em que está inserido, o Six Senses Douro Valley combina elegância com a realidade e a história da região. No Wine Library, os hóspedes têm ao seu dispor mais de 750 referências de vinhos vintage da região, colecionados por dois administradores de vinho, além de uma variedade de tapas e queijos, para complementar as degustações de vinhos. O Restaurante Vale Abraão, do hotel, combina 3 ambientes, incluindo uma cozinha em plano aberto, um fogão a lenha e alta gastronomia, propondo aos hóspedes experiências gourmet e iguarias da cozinha internacional.

Altis Avenida Hotel, Lisboa

O Altis Avenida Hotel, de 5 estrelas, dispõe de acomodações de luxo no centro da cidade de Lisboa. Encontra-se a cerca de 5 minutos a pé do triângulo comercial da Rua Augusta, Chiado e Avenida da Liberdade. Está instalado num edifício histórico, onde os hóspedes encontrarão uma mistura de arquitetura tradicional portuguesa e design inspirado em Art Deco. Os elegantes quartos incluem mobiliário exclusivo de estilo retro com tons suaves nas cabeceiras de cabedal. Alguns quartos têm varanda e vista para o centro histórico de Lisboa. O Restaurante Rossio, no último piso, tem um bar com terraço e serve um buffet de pequeno-almoço, bem como serviço de almoços de verdade e jantares elegantes, juntamente com uma vista deslumbrante sobre Lisboa. O snack-bar também está disponível para os hóspedes que pretendam desfrutar de uma refeição mais ligeira.

ESTÁ INTERESSADO?

Envie seus dados para entrarmos em contato